domingo, 21 de junho de 2009

Gostos, Sugestões e outra tretas pra partilhar...

Ora bem, como eu refiro no meu perfil um dos meus gostos é cinema, um gosto talvez apenas superado pelo que tenho à minha namorada (como da pra ver pelo 1º post que fiz).
E é a este gosto pelo cinema que dedico este post. Mas 1º um pequeno áparte: sempre que eu me refiro no meu blog como algo bom, mau, excelente ou outro adjectivo do género, faço-o baseando-me principalmente nos meus gostos pelo que se eu digo que algo é bom, isso será sempre muito subjectivo.
Pondo as tretas dos pontos de vista á parte, vou directo ao assunto: falar sobre um filme que vi recentemente e que eu considero um dos melhores filmes de ficção (se não mesmo o melhor) que eu ja vi, e atenção que a minha lista de filmes vistos é "bem" longa. O fime em questão é "The Man from Earth" caso não tenham repararado na imagem no inicio do post. O que faz deste filme tão bom é a sua simplicidade e a sua tremenda narrativa, o filme foi feito com apenas 200,000$ de orçamento (muito pouco pra industria actual) e toda a acção do filme passa-se numa sala-de-estar numa cabana no meio do monte, mas não pensem que por ter tão pouco "movimento" que o filme é secante, eu pelo menos não achei. A premissa do filme é bastante simples mas levanta questões infindaveis e levou-me a ficar preso ao ecrã durante os seus 120min (aproximado) e a querer que o filme não acabasse, mas falando dessa premissa propriamente dita: a historia do filme trata da festa de despedida de um professor universitario que se vai embora pra parte incerta, mas antes de o fazer revela aos seus colegas e amigos que ele é na realidade especial, nomeadamente no facto que nasceu á 14 mil anos e que tem deambulado o planeta desde então. Com esta chocante revelação o resto do filme trata dos colegas desse alegado imortal, que são todos professores peritos nas suas areas (desde antropologos, psicologos, historiadores e afins), a exploraren esta mesma premissa, seja tentando desacredita-la como uma partida, explorando-a como uma historia de fantasia ate ao ponto de acreditarem, e diga-se de passagem, eu gostei de tal modo da historia da vida do sujeito que fiquei com pena que essa mesma historia não fosse mais que um filme que eu estava a ver. Resumindo: é daqueles filmes inteligentes que levam a nossa imaginação ao rubro e que nos envolvem de tal maneira que nos apetecia estar "dentro" dele, por isso recomendo e muito a quem gosta destas coisas a ve-lo, certamente não se vão arrepender.
Fiquem bem!!

1 comentário:

  1. Digamos que eu já conheço o filme sem o ter visto... é o que dá ter um namorado que tem a mania de contar os filmes e séries e coisas assim, não é, senhor Renato?
    Mas pronto, se o arranjares para eu ver e perceber o porquê de te ter fascinado tanto (o que pode ser uma coisa rara!), eu agradeço.
    Bj, momo gordo!!!

    ResponderEliminar